top of page
COLETIVO DIADENÊGA
BARRA.png

O coletivo Diadenega é um coletivo de mulheres negras da cidade de Diadema e zona sul de São Paulo que nasce em 25 de julho de 2014 nos fundos do Centro Cultural Diadema, realizando o Sarau Diadenega em comemoração ao dia 25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha.

 

A partir dessa ação conjunta com outros grupos e coletivos do ABCD, o coletivo segue realizando ações artístico culturais em escolas, ONGs, Universidades, atos de rua, participando de Saraus e rodas de conversas de outros coletivos, visando sempre o fortalecimento do povo preto e a denúncia e combate ao racismo estrutural.

 

Em 2018 o Coletivo inicia um trabalho na Fundação Casa de Diadema com os familiares dos meninos internos visando o fortalecimento dessas famílias e apresentando personalidades negras como Carolina Maria de Jesus, Gilberto Gil, realizando contação de histórias, oficinas de Boneca Abayomi, Dança Circular, dentre outras, buscando trazer outras narrativas sobre a população preta.

As ações realizadas pelo coletivo experimentam as diversas linguagens artísticas culturais como estratégias para a sensibilização e incômodo que as questões étnicas raciais precisam para tornar visíveis as potências e lutas do povo preto no Brasil.

O Coletivo Diadenega segue pesquisando referências africanas e afro-brasileiras que são utilizadas em diversas áreas do conhecimento nas diásporas, assim como a necessidade desses conhecimentos e tecnologias ancestrais e contemporâneas chegarem principalmente na base da sociedade.

IMG_1100.png
bottom of page